Artrite – Causas, Sintomas e Tratamentos.
A palavra artrite significa inflamação da articulação. No mundo, cerca de 10% dos homens e 15% das mulheres tem algum tipo de artrite, aumentando pra 30% pra homens e 50% pra mulheres maiores 65 anos. Com o sedentarismo e envelhecimento da população ela tem aumentado rapidamente no mundo inteiro.
Sintomas da Artrite
A artrite pode afetar diversas partes do corpo, como acoluna, pés, joelhos, tornozelos, cotovelos, punhos, articulações coxofemurais, músculos, tendões, ossos, ligamentos e diversos órgãos internos.
Os pacientes com artrite pode apresentar diversos sintomas, como: inchaço nas articulações, rigidez e dores no corpo.
A intensidade da dor na artrite varia muito de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa possui um limiar diferente para a dor, o que depende de aspectos físicos e emocionais – depressão, ansiedade, e até mesmo hipersensibilidade nos locais afetados pela artrite.
Tratamentos da Artrite
Os métodos de tratamento da artrite variam de acordo com a origem, mas quase sempre incluem analgésicos, antiinflamatórios, repouso e beber muitos líquidos. Além do médico ortopedista, é importante procurar um fisioterapeuta para fazer a reabilitação por fisioterapia ou RPG.
O objetivo da fisioterapia é: aliviar a dor, minimizar deformidades, mobilizar as articulações que foram afetas e recuperar a forma física.
Dependendo da gravidade pode ser necessário procurar também um especialista em educação física, enfermeiro, nutricionista, psicólogo ou treinador pessoal.
É comum precisar de alguma cirurgia ortopédica, imobilização da área lesionada e reabilitação. Muitos precisam de antibióticos também. São uma das principais causas de internação em clínicas de dor crônica e clínicas de reabilitação.